Os 3 tipos de afiliados do mercado de infoprodutos

No mercado digital de infoprodutos existem dois atores: o infoprodutor e o afiliado.Eu já expliquei no post 4 Formas de Ganhar Dinheiro Viajando como funciona o mercado digital. Hoje você vai entender os 3 tipos de afiliados do mercado de infoprodutos.

Nesse artigo vou abordar como cada tipo de afiliado atua e você vai descobrir qual o tipo você se encaixa melhor. É importante frisar que um não exclui o outro. Alguns atuam das duas formas e não há problema nenhum nisso.

Afiliado Renda Extra

3 tipos de afiliados

Como o próprio nome já diz, esse tipo de afiliado não está preocupado em se profissionalizar, em criar um negócio de verdade. Trata o mercado digital apenas como uma fonte alterrnativa de renda.

Para ele está tudo bem receber ao final do mês 500 ou mil reais. Se não conseguir atingir isso, tudo bem também. Geralmente faz suas vendas por indicação para amigos e familiares, colegas do trabalho ou da faculdade.

Geralmente possui alguma outra fonte de renda como um emprego, ou às vezes não acredita que pode conseguir melhores resultados. Acredite, isso é apenas uma limitação mental. Lembro que quando começei não tinha dinheiro para investir em anúncios pagos no Facebook.

Aos poucos fui juntando dinheiro para começar a investir de verdade. Mas no começo foi difícil, você fica com medo de gastar aquele dinheiro que demorou pra conseguir sem ter a certeza se daria certo. Mas empreender é isso, é correr riscos calculados.

Depois de começar devagar com anúncios pagos, gastando pouco e analisando os resultados, consegui pegar o jeito da coisa e me tornei um afiliado árbitro, e continuo até hoje assim.

Afiliado Árbitro

safe_image-18

Esse é o tipo de afiliado mais comum hoje no mercado. É o afiliado que faz compra de anúncios publicitários para fazer suas vendas. Já tem domínio da maioria das ferramentas de anúncios e consegue ter uma consistência mensal.

Existem afiliados profissionais nessa modalidade que chegam a faturar mais de 100 mil reais por mês. Claro que isso leva um tempo, muita dedicação e paciência, mas é perfeitamente possível para qualquer pessoa com o conhecimento certo.

Este tipo de afiliado depende das plataformas de anúncios. Dentre as principais estão: Facebook, Google, Taboola, Yahoo e muitas outras. Não se engane, começar um negócio digital é como começar uma empresa qualquer. É necessário ter controle, planejamento e gestão dos seus ativos.

Lembra daqueles anúncios que aparecem no seu facebook ou banners em blogs? Muito provavelmente é algum afiliado fazendo campanhas de anúncios para oferecer algum produto. Mesmo quando são anúncios de grandes empresas, provavelmente é algum afiliado de CPA.

Mesmo que a princípio não seja um anúncio de venda direta, acredite, a finalidade é fazer uma venda, mesmo que vocẽ não perceba. Nesse modelo de trabalho de afiliado você aprende como lidar com métricas de anúncios, alcance de público, controle de exibição, taxa de clique, taxa de conversão, leads, páginas de captura, etc., (ufa).

Um dos especialistas nesse modelo de trabalho de afiliado é o Fagner Borges, idealizador do movimento #freesider. Ele largou seu trabalho como servidor público recebendo mais de 9 mil reais por mês para ter mais liberdade trabalhando no mercado digital como afiliado.

Mesmo ganhando um bom sálario e tendo estabilidade, sentia que faltava algo. Além disso, em um emprego, você vende as suas horas por um salário fixo. No mercado digital o céu é o limite. A internet dá alcance, escalabilidade e flexibilidade para você e suas ideias.

Ele criou a Semana da Liberdade, que está na sua terceira versão, é um workshop online e gratuito que fala sobre como ele saiu do emprego e conquistou a tão sonhada liberdade de tempo, geográfica e financeira atráves do mercado digital.

Você pode clicar aqui e se inscrever gratuitamente no WorkShop. Começa na semana que vem e é bom reservar sua vaga pois no último várias pessoas ficaram de fora. Como ele já possui uma audiência, ele também é um afiliado autoridade, nesse caso, atua das duas formas.

Afiliado Autoridade

safe_image-16

O afiliado autoridade é chamado assim porque faz recomendações de produtos para sua audiência que foi criada a partir de determinado assunto que ele domina. A partir disso as pessoas o seguem e confiam nele.

Esse afiliado é o mais raro de se encontrar no mercado, porém é o mais sustentável e seguro a longo prazo. Isso acontece porque a sua principal fonte de receita não está atrelada à plataformas de anúncios, e sim na sua audiência.

Quando você tem uma audiência, pode ser no Facebook, Youtube, Instagram, lista de e-mails, blogs e muitas outras, não importa onde esteja, o importante é que as pessoas confiem em você pelo que você dá a elas. Você recomenda produtos que usou, sabe que funciona e que pode ajudar outras pessoas.

Muitos dos youtubers, blogueiros e outras pessoas com audiência engajada estão com uma verdadeira mina de ouro na mão mas não sabem como aproveitar isso. Pelo menos não sabiam até agora.

Quando você é autoridade em determinado assunto, as pessoas confiam em você, prestam atenção quando você fala. Esse é um dos principais pilares para vender na internet, a confiança. Geralmente esse afiliado já possui um público engajado. Mas é possível começar um do zero.

Por exemplo, começei esse blog à pouco tempo e aos poucos estou construindo minha autoridade como nômade digital, que é alguém que tem as 3 liberdades: de tempo, geográfica e financeira.

Essa autoridade é construída com conhecimento que é útil para alguém, quando mais pessoas aplicarem minhas dicas e conseguirem resolver seus problemas ou dúvidas mais autoridade eu vou ter, e assim por diante.

Conheço dois especialistas no mercado que possuem um treinamento específico para quem quer ser afiliado autoridade. Inclusive já trabalhei com um deles, o Giordano Narada. Veja aqui o treinamento e entenda como funciona com mais detalhes.

Com um modelo de negócio já testado inclusive por grandes players internacionais está ficando cada vez mais comum atuar como afiliado autoridade. É um trabalho de médio e longo prazo mas que rende muitos frutos.

Aplicando o conhecimento de forma correta qualquer pessoa com foco e seguindo os passos já traçados por outros que enfretaram o caminho das pedras consegue ter resultados consistentes.

Entenda que…

safe_image-17

Os afiliados são só a ponta do iceberg do que é o mercado digital. Além dessas que apresentei que já foram testadas exaustivamente, existem inúmeras oportunidades de trabalho em diversas subáreas, modelos de négócios que nem foram inventados ainda e que você até pode criar o seu se quiser, é só aprender mais sobre o assunto.

Cada dia mais e mais pessoas estão largando empregos que odeiam, que só sugam o tempo delas e não dão a liberdade que tanto querem. É possível juntar o seu sonho de vida com as oportunidades que a internet e os negócios online oferecem.

Se ficou interessado sobre o assunto e quer saber mais, comenta aqui embaixo que tentarei ajudar da melhor forma possível. Compartilhe com quem gostaria de saber sobre o assunto. 😀

Nômades Digitais: descubra 7 estratégias avançadas que eles usam para ter mais liberdade

Hilton Júnior

Apaixonado por tecnologia e viagens, pós-graduado em análise de sistemas, resolveu largar a carreira em tecnologia e buscar o seu sonho de viajar o mundo. Let's Go!

Website: http://outrojogo.com.br