Conheça o Poço Azul na Chapada das Mesas

O Poço Azul parque nacional da Chapada das Mesas abrange mais de 160 mil hectares nos municípios de Carolina, Riachão , Estreito e Imperatriz, na parte sul do Maranhão. Com muitas cachoeiras e vegetação densa, é um lugar perfeito para quem procura paz, tranquilidade e águas cristalinas.

O caminho mais fácil para chegar até o Poço Azul é pegar um voo até Imperatriz, e de lá você pode ou alugar um carro ou pegar um ônibos até Carolina. Esse percurso tem cerca de 200km e dura 2h30m. De Carolina até Riachão são mais 100km.

De Riachão até o Poço Azul a estrada não é asfaltada, mas um carro comum consegue chegar sem problemas. Existem agências na região que fazem o passeio também. Já chegando ao Poço Azul, existe uma Pousada com chalés e restaurante. Você paga uma entrada para conhecer todas as 9 cachoeiras e o poço azul no valor de R$30,00.

O ideal é que você se hospede em Carolina por pelo menos 2 dias inteiros. Existe ainda o passeio da Pedra Caída próximo à cidade. Um complexo de atrações turísticas que inclui passeio de tirolesa, arborismo e trilhas.

poço azul

 

A melhor época para visitar é de maio à novembro onde quase não chove. O poço azul não abre quando está na época de chuvas pois as cachoeiras ficam muito cheias, além da água que fica muito turva.

O poço tem cerca de 5m de profundidade e há diversos avisos sobre o risco de afogamento por causa da ilusão que a àgua transparente provoca, parece que não é tão fundo quanto você imagina. Há sempre um guia/salva-vidas no local para imprevistos.

screenshot-from-pocoazul-mp4-1

 

No local há internet, aceita cartão e possui estacionamento. O restaurante não oferece muitas opções. Além de caro, a comida não é muito boa. Então leve algum lanche caso não queria almoçar no local.

Quando fui, fiz um bate-volta de Imperatriz e foi um pouco cansativo. Saímos às 5h da manhã e voltamos no fim do dia, mas valeu a pena. Quando voltar novamente vou fazer algumas imagens e o relato sobre a Pedra Caída.

 

Nômades Digitais: descubra 7 estratégias avançadas que eles usam para ter mais liberdade

Hilton Júnior

Apaixonado por tecnologia e viagens, pós-graduado em análise de sistemas, resolveu largar a carreira em tecnologia e buscar o seu sonho de viajar o mundo. Let's Go!

Website: http://outrojogo.com.br