3 dicas para comprar passagens aéreas mais baratas (+ dica bônus no final)

Comprar passagens aéreas mais baratas é o assunto principal quando se pensa em viajar e todo mundo tem uma dica infalível, porém o mais importante é organização e o planejamento da sua viagem.

Há alguns anos não havia muita escolha, para viajar barato você tinha que pegar ônibus, lembro como se fosse hoje quando levava até 3 dias e várias paradas para chegar ao Maranhão saindo de São Paulo, bons tempos aqueles. Hahaha 😛

Hoje com um pouco de planejamento e seguindo algumas dicas não compensa mais andar de ônibus, a menos que o destino seja bem próximo e que seja em alta temporada, e olhe lá. Digo isso porque já utilizei o Blablacar, que é um sistema de viagens compartilhadas de carro já disponível em diversas cidades, mas isso é assunto pra outro post.

Uma viagem de avião além de mais confortável, mais rápida, econômica e segura você economiza tempo, que é o seu bem mais valioso. Os preços das passagens aéreas variam muito, mesmo que seja o mesmo voo, data e horário. Então pesquisar é fundamental, descubra agora como conseguir a sua passagem barata:

 1 – Site agregadores de passagens

passagens

Esses sites são uma mão na roda para quem gosta de economizar, como Skyscanner, Voopter, Mundi, Kayak e Orbitz, e em agências de viagem virtuais, como Decolar, Submarino ou CVC Online. Nem sempre é possível, mas a melhor forma de economizar em passagens ainda é ter flexibilidade de datas e de destino.

Comprar com antecedência é um conselho antigo, mas ainda é muito válido. Com a ajuda desses sites você consegue criar alertas de diversas formas. Eu costumo utilizar o Voopter.com.br que é o único que possui o sistema multidatas na busca. Clique no banner abaixo para fazer sua pesquisa.

Banner 728x90

Em uma mesma busca, ele mostra as melhores tarifas de várias companhias aéreas e agências. Você pode cadastrar um alerta de preço. Você pode ser avisado quando o preço que você procura baixar, informando o destino, o período e até quanto deseja pagar.

Uma questão importante é que o preço não pode ficar acima de tudo. Às vezes um voo com várias conexões deixa a passagem mais barata, porém você vai perder muito tempo e pagar mais taxas de embarque. Clique aqui e faça uma pesquisa sobre o seu destino e descubra qual a melhor opção.

Caso já tenha um destino e data específica, crie um alerta com as datas (ou datas próximas) e escolha o destino e até o valor que você deseja pagar. O sistema vai notificar você sempre que houver um voo compativel. Mas lembre-se, quanto mais cedo se cadastrar melhores as chances de conseguir a melhor passagem.

2 – Horários

safe_image-7

Você já deve ter ouvido que viajar de madrugada é mais barato. Mas isso não é regra, o que é válido é que existe a lei da oferta e da procura. Claro nesse horário há menos procura por passagens e as companhias tendem a diminuir o valor para preencher os voos.

Se você for viajar pelo Brasil, procure voos entre 22h e 6h e 10h e 16h. Já entre os voos internacionais não há regra, depende muito das companhias. Voos com saída no começo da madrugada costumam ser mais caros pois os usuários preferem passar a madrugada dormindo até a chegada ao destino.

Assim como nos horários, os dias influenciam também no preço por causada pra procura. Voos com data nas terças, quartas e quintas são mais baratos que nos outros dias é claro.

3 – Milhas Aéreas

safe_image-4

A vantagem das milhas é poder utilizá-las em qualquer época do ano, porém é importante conhecer as regras de cada empresa pra você fazer um bom negócio. Ao escolher um voo com um valor um pouco maior com opção de remarcação ou cancelamento você pode acumular mais milhas que a passagem promocional.

Existem diversos cartões de crédito que podem ser utilizados para acumular milhas, se você ainda não acumula milhas com seu cartão, está “jogando passagens no lixo”. Muitas vezes as empresas oferecem um trecho ida e volta pelo mesmo número de milhas, nesse caso, um voo de São Paulo para o Rio de Janeiro tem o mesmo custo em milhas do que um para Manaus por exemplo.

“Mas eu não tenho cartão de crédito”. Ao contrário do que muita gente pensa, mesmo sem um cartão de crédito é possível acumular milhas, e as opções não são poucas. Existem os cartões de créditos pré pagos, que você recarrega o cartão e ao utilizar acumula milhas nos programas.

Infelizmente apenas o Banco do Brasil possui essa opção, além do Programa Km de Vantagens da Rede Ipiranga, com o cartão pré-pago você acumula Km de Vantagens, porém nessa última você acumula pontos que podem ser trocados por milhas, apesar de pagar pela transferência, você ainda economiza bastante.

Além disso, existem empresas que possuem parcerias com programas de milhagens. Com certeza você já comprou em alguma delas, mas não sabia que era possível acumular milhas, pois são formas pouco divulgadas. Dentre as principais estão:

  • Wallmart
  • Ponto Frio
  • Lojas Americanas
  • Centauro
  • Magazine Luiza
  • Hotel Urbano
  • Fast Shop
  • Locadoras de veículos como a Hertz, Movida e Unidas;
  • Redes hoteleiras como Accor, Hilton, Sheraton, Othon e Atlantica Hotels.

E existem muitas outras opções, acesse o site da sua companhia preferida e veja onde pode acumular milhas, você vai se surpreender. Você pode acumular milhas deixando comentários sobre suas viagens na rede TripAdvisor, podendo acumular até 1500 pontos por mês.

Basta se cadastrar no site da TripAdvisor, que é um portal com dicas sobre locais, hotéis, restaurantes, bares, etc. em parceria com a Multiplus da TAM. Já é uma boa opção pra juntar minhas para aquela sua viagem.

Dica Bônus

safe_image-8

Ainda é possível economizar comprando milhas de outros usuários de programas de fidelidade. Inclusive já utilizei e recomendo. É um site de compra de passagens através de milhas chamado MaxMilhas.com.br. Com ele também é possível vender suas milhas caso tenha interesse.

Ele funciona assim: você pesquisa pelo seu voo, escolhe a melhor data e o sistema irá verificar se existem milhas à venda nessa empresa aérea e se o valor das milhas é menor que o valor original da passagem. Quem vende as milhas define um valor para a venda.

728x90-maxmilhas

Caso o valor da passagem com as milhas seja maior, o sistema mostra o valor da companhia aéra e você pode comprar ou não direto no site da companhia. Caso seja menor, você compra no site da MaxMilhas. Muito simples e genial. Clique aqui, faça uma pesquisa, e veja a diferença.

Dificilmente eu compro em outro lugar, quando o valor da passagem está maior que o da companhia eu procuro outras datas. Pelo valor do desconto na maioria das vezes, vale a pena mudar a data de sua viagem para dias próximos.

E você, tem alguma dica para compartilhar sobre como economizar em passagens aéreas? Deixe seu comentário! Se gostou do post comenta aqui embaixo, esse é o meu termômetro pra saber se o conteúdo que posto aqui está sendo útil pra você. 😀

*todas as imagens retiradas do ShutterStock

Nômades Digitais: descubra 7 estratégias avançadas que eles usam para ter mais liberdade

Hilton Júnior

Apaixonado por tecnologia e viagens, pós-graduado em análise de sistemas, resolveu largar a carreira em tecnologia e buscar o seu sonho de viajar o mundo. Let’s Go!

Website: http://outrojogo.com.br