As vantagens e desvantagens de viajar sem companhia

Sou um pouco suspeito para falar sobre as vantagens e desvantagens de viajar sem companhia. Muitas pessoas deixam de viajar simplesmente por não ter alguem pra ir junto. Isso limita um pouco a nossa vida, até mesmo quando deixamos isso influenciar em outras questões.

Já pensou precisar de alguém sempre que for tomar alguma decisão ou fazer algo? Nós somos feitos das nossas escolhas, lembre-se disso.

“Comece fazendo o que você quer fazer agora. Nós não estamos vivendo na eternidade. Nós só temos este momento, brilhando como uma estrela em nossa mão e derretendo como um floco de neve.” Francis Bacon

Pelo menos uma vez na vida precisamos fazer essa pequena jornada para o autoconhecimento. Principalmente se você tem medo de aventurar em uma “solo travel”.

Vantagens

viajar sem companhia

Liberdade e controle

Você tem a liberdade de fazer o que quiser e quando quiser. Hora de almoçar, jantar, sair para algum passeio ou beber alguma coisa em algum bar. Você pode criar seus próprios roteiros e mudar de ideia sem problema nenhum se for preciso.

Você pode definir o seu ritmo de viagem. Dormir um pouco mais para descansar. Pode escolher não ir àquele museu que você não se interessa e ao invés disso ir pedalar pela orla aproveitando aquele ventinho no rosto.

Melhoria da habilidade social e novas amizades

Querendo ou não, quando se viaja sozinho, você melhora sua habilidade de lidar com as pessoas. Absolutamente tudo que você for fazer vai precisar criar uma conexão, mesmo que momentânea, com as pessoas que for encontrando no caminho. Se for em um país de língua estrangeira, melhor ainda.

Ao contrário do que talvez tenha parecido no início do artigo, eu gosto de viajar sozinho, mas gosto do contato com as pessoas com quem vou fazendo amizades durante o caminho. Aliás, muitas pessoas viajam sozinhas e se encontram com outras com o mesmo objetivo.

Por isso gosto de ficar em hostels, além do ambiente propício para fazer amizades, você pode aprender novos idiomas e habilidades. Além disso, é possível manter essas amizades para a vida toda, como um amigo russo que mora em Nova Iorque, um alemão que mora próximo de Munique e um baiano que mora na Paraíba.

Viajar com alguém geralmente nos impede de conhecer novas pessoas pois sempre estamos meio “fechados” naquela bolha com a pessoa que nos acompanha. Você vai querer compartilhar tudo que acontece e o que você está pensando apenas com ela.

Tempo para reflexão

Você fica mais livre para se focar no que realmente importa em uma viagem: autoconhecimento. Saberá de onde vêm os seus medos e como combatê-los. Entenderá porque você age de tal forma em determinadas situações.

Quem sabe descobrir algo que possa mudar sua vida pra sempre. Sair da rotina te deixa com uma visão ampliada sobre o que é a sua vida e como está vivendo até hoje. É como se você subisse em uma montanha e olhasse para baixo. Você vai descobrir muito mais sobre você mesmo viajando sozinho do que acompanhado.

Desvantagens

safe_image-14

Tirar fotos

Sim. Nem sempre você pode contar com alguém para tirar fotos pra você. Além disso, você não pode pedir pra pessoa desconhecida na rua tirar 45 fotos até uma ficar boa. hahaha

Você vai ter que se virar na selfie e tentar parecer que foi tirada por alguem. Ou com um mini tripé (daqueles que se gruda em qualquer coisa para ajudar).

Se sentir sozinho ou precisar de ajuda

Não passa pela cabeça de algumas pessoas passar um tempo sem falar com alguém. Mesmo compartilhar um pensamento ou dar risadas por algum momento. Além disso, você vai precisar ficar mais alerta para horários, checkins, passeios.

Com alguem que você conhece por perto, você não se preocupa tanto com isso pois duas cabeças pensam melhor do que uma.

Você pode ficar doente e precisar de ajuda, ter alguem de confiança seria legal não é mesmo? Eu recomendo que você faça sempre um seguro-viagem durante as suas viagens. Te garante suporte em qualquer eventualidade (é melhor prevenir que remediar)

Você pode consultar qual o melhor seguro viagem para você acessando o site da Real Seguros. É uma plataforma de comparação de seguros de viagem. Vale a muito a pena e não custa muito. Acredite, você não vai querer precisar de ajuda médica em um local que você não conhece e não possuir um seguro pra te ajudar.

Medo

Você pode sentir medo de viajar pois talvez tenha se acostumado a ver noticiários de violência e mortes. Será um grande desafio você ir sem companhia, mas que precisa ser enfrentado.

Eu entendo isso, quando era adolescente morria de medo até de falar com as pessoas. Com o tempo fui enfrentando esse dilema, viajando para um lugar que eu nunca fui e que não conhecia ninguém. Até hoje não aconteceu nada demais.

Um adendo especial às mulheres: existem muitas mulheres que viajam sozinhas, inclusive encontrei várias durante um mochilão. Claro que infelizmente necessitam de atenção redobrada e certos cuidados. Mas nada que seja tão diferente do que eu faça quando viajo por aí.

Eu participo de um grupo de mochileiros no facebook com mais de 170 mil pessoas, muitas delas mulheres, que compartilham suas viagens sozinhas e que nunca tiveram problemas. Inclusive, caso queira participar do grupo basta clicar aqui.

safe_image-12

Jamais deixe de ter uma experiência de viajar sem companhia. Você terá outra visão sobre as pessoas e principalmente sobre os locais que passar. Fará amizades para a vida toda e aprenderá coisas que somente uma aventura dessa pode proporcionar.

Eu gosto de viajar sozinho pelo nível de crescimento que me dá e pela oportunidade de superar meus próprios desafios internos. A medida em que você viaja mais vezes sozinho você percebe que o mundo não é tão ruim quanto parece na TV e que as pessoas são mais boas e dispostas a ajudar do que você imagina.

Existem mais prós e contras sobre viajar assim, vou deixar o espaço dos comentários para você completar com suas ideias sobre o assunto. 😀

Nômades Digitais: descubra 7 estratégias avançadas que eles usam para ter mais liberdade

Hilton Júnior

Apaixonado por tecnologia e viagens, pós-graduado em análise de sistemas, resolveu largar a carreira em tecnologia e buscar o seu sonho de viajar o mundo. Let's Go!

Website: http://outrojogo.com.br